A Verdade sobre o Fim

2300 Tardes e manhãs.

Daniel 8: 14. E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado.

A maior profecia da bíblia e nosso primeiro pilar da fé, a profecia das 2300 tardes e manhãs, traz à nós alguns pontos importantíssimos a serem considerados no decorrer da história da redenção que se iniciou antes mesmo da criação do homem....

Nos eventos que vem sendo cruciais para o reestabelecimento da ordem cósmica e eliminação do pecado encontramos por exemplo a vinda de cristo a terra e sua morte na cruz pagando assim o preço oferecido na queda de Adão no Éden, após isso o cordeiro era morto como símbolo do verdadeiro cordeiro que viria pagar o valor da transgressão do homem, outorgando o pagamento e reavendo o produto comprado com sangue (nós), Jesus ao ascender ao céus, continua a sua expiação no tabernáculo (santuário) celeste.

Antes de Cristo vir a terra foi dado a Daniel várias visões proféticas sobre o fim dos tempos, e uma delas temos a profecia das 2300 tardes e manhas que tem seu início junto com à profecia das 70 semanas de Daniel capitulo 9 que apontava para a vinda do messias, seu batismo, ministério, morte e rejeição final pelos judeus após as 70 semanas proféticas concluídas na morte de estevão, 3 anos e meio depois da morte de Cristo.A continuidade do evento das 2300 tardes e manhas culminaria na abertura dos selos, pois estava impedida a revelação final dita ao profeta Daniel para o tempo do fim....

Haveria um tempo específico para entender esta profecia, o tempo final, este ao qual estamos.

"E ouvi uma voz de homem entre as margens do Ulai, a qual gritou, e disse: Gabriel, dá a entender a este a visão." "E veio perto de onde eu estava; e, vindo ele, me amedrontei, e caí sobre o meu rosto; mas ele me disse: Entende, filho do homem, porque esta visão acontecerá NO FIM DO TEMPO." Daniel 8:16-17.

Tarde e manha significa um dia completo de 24hs, Genesis 1:5,8,13,19,23,31.

"Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos." Daniel 9:25.

As duas profecias preditas em Daniel 8 e 9 tem seu início em 457 aC, o Rei Ataxerxes da Pérsia regia os caldeus e após a queda do império babilônico de Nabucodonosor decretou a reconstrução de Jerusalém.

Dias proféticos:

"Quarenta dias te dei, cada dia por um ano." Ezequiel 4:6-7.

1 dia =1 ano profético.

Profecia de Daniel 8:14.

2300 dias=2300 anos proféticos.

Profecia de Daniel 9:24-27.

70 semanas=70x7= 490 anos proféticos.

7 semanas + 62 semanas = 69

69 x 7 = 483 dias = 483 anos proféticos

Depois da ordem dada para o povo Judeu voltar para sua terra, passar-se-iam 483 anos até que o Messias viesse. Como não houve o ano “0” na contagem do tempo da história, ou seja, do ano 1 a.C. passou-se direto para o ano 1 d.C., devemos acrescentar mais um ano na contagem para que tenhamos a data correta:

483 - 457 + 1 = 27 d.C, ministério de Jesus Cristo.

490 - 457 + 1 = 34 d.C apedrejamento de Estevão.

Quando se encerrou a contagem dos 2.300 anos?

2.300 – 457 + 1 = 1844 anos

Feita as conversões proféticas dia, ano a partir da data de início da profecia, 457 aC, chegamos a data de 1844 da nossa era, onde começou a purificação do Santuário celestial no céu, e o juízo final.

NA TERRA : a profecia mostrava que após vários eventos climáticos descritos na bíblia como prenúncios da vinda do salvador e são de substancial relevância como o terremoto de Lisboa em 1755, dia negro 1780 no Canadá e chuva de estrelas em 1833 nos EUA, um grupo de pessoas nos EUA estudando a bíblia e especificamente a profecia das 2300 tardes e manhas, entendeu de forma equivocada, que o final da contagem profética culminava em 1844 e seria o retorno de Cristo a terra.

Considerando o santuário como nosso planeta e a purificação como a segunda vinda do salvador em gloria, está data chegou "NA TERRA" porém nada aconteceu, esse dia ficou conhecido como o dia da grande decepção, a não ser os prenúncios citados por manifestações da natureza que descreveram os cumprimentos parciais profeticos de eventos que inaugurariam o tempo do fim, este movimento ficou conhecido como movimento millerita, porque um dos seus líderes chamava-se William Miller.

NO CÉU: Ocorreu a mudança de cômodo de Jesus que abre a porta da vida, do tabernáculo celeste descrito em apocalipse 4 e 5.

Havia dois santuários o santuário terrestre, construído por Moisés de acordo com o modelo a ele mostrado no monte, por ordem de Deus, era uma figura para o tempo presente, O santuário do Céu, no qual Jesus ministra em nosso favor, é o grande original, de que o santuário construído por Moisés foi uma cópia.

Assim como no santuário terrestre havia dois compartimentos, o santo e o santíssimo, existem dois lugares santos no santuário celestial. A arca contendo a lei de Deus, o altar de incenso e outros instrumentos de serviço, que se encontravam no santuário de baixo, também têm sua parte correspondente no santuário de cima.

Apocalipse 4: 1. DEPOIS destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz que, como de trombeta, ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer.

Em santa visão, foi permitido ao apóstolo João penetrar no Santíssimo, e ele contemplou ali “a arca da aliança”. Apocalipse 11:19.

Apocalipse 5: 1. E VI na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos.

Jesus sendo nosso sumo sacerdote tem uma função no tabernáculo celeste, função esta que estudaremos no próximo post, que será nosso segundo pilar. Uma vez entrando no cômodo chamado santíssimo, Jesus recebe a revelação dada a Daniel (mas não revelada) e selada até o tempo do fim, podendo assim abrir os selos e agora revelar aos seus servos (NÓS) o que acontecerá no fim dos tempos que se iniciou na data do fim da profecia .

Apocalipse 1: 1. REVELAÇÃO de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;

Uma vez iniciada a purificação do santuário celestial, uma porta é aberta no céu, a porta da graça, onde todos os pecados agora desde Abel, o primeiro justo morto, serão investigados e justificados ou não, pelo sangue do Cordeiro derramado na cruz, esse período que se estende ao presente momento e vai até o fechamento da porta da graça (evento que precede a vinda de cristo), chamado de juízo investigativo.

As 2300 tardes e manhas é o nosso primeiro pilar, nela nos amparamos em relação a movimentação de Cristo nos céus e suas funções declaradas para os preparativos de sua volta e preparação de um povo que o receberá em pé, esse povo começa a ser preparado desde a grande decepção, onde somente poucos ficaram perseverantes após a sacudidura feita pelo equívoco profético esperado, ‘’o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza’’.

O senhor usou da decepção para peneirar aqueles que deveriam ser as primícias do povo do tempo do fim marcados com o nome de igreja de Philadelphia, e a partir deles é que sua revelação será em sua plenitude revelada e um povo preparado para em sua pior condição, manifestar a gloria do Pai e a perfeição em Cristo Jesus .

Que Deus seja com todos.

whatsapp