A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas. Provérbios 9:1
Antes de começarmos a pontuar e conhecer os pilares, que firmam e norteiam os caminhos daqueles que almejam a viver como Cristo viveu, devemos saber quem é a sabedoria que formou suas sete colunas (pilares) e porque “ela” fez isso.
O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras. Provérbios 8:22
‘’O Senhor ( Deus, o Pai) me possuía (sabedoria)’’, o verbo (Cristo) EM Deus antes de ser GERADO, antes de suas obras ( criação de tudo descrito em gênesis 1)
Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra.
Quando ainda não havia abismos, fui gerada, quando ainda não havia fontes carregadas de águas.
Provérbios 8:23,24
Cristo foi gerado desde a eternidade, chamado de a sabedoria de Deus em provérbios e o verbo de Deus em João, Cristo teve um princípio que não é medível pela mente humana, mas é um fato que ele é gerado de Deus como seu filho UNIGENITO, antes de qualquer criação Cristo existia e toda criação foi feita por (através dele)
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. João 1:3
Quando fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando compunha os fundamentos da terra.
Então eu estava com ele, e era seu arquiteto; era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo;
Provérbios 8:29,30
Cristo na criação, após sua geração, o verbo COM Deus, se torna seu arquiteto, tornando a palavra de Deus audível a toda a criatura, a SABEDORIA de Deus agora está entre suas criaturas e mais tarde o verbo se fez carne a habitou entre os homens.
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
João 1:14
A sabedoria, então, o verbo, a rocha constitui as suas sete, não cinco, sete colunas bases para se firmar uma CASA (igreja, mas não igrejas de pedra, mas de carne) forte e resistente a qualquer engano que venha do pai da mentira.
Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
Mateus 7:24,25
Toda casa deve ser construída sobre uma base forte ou essa casa será destruída a primeira intempérie, mas uma casa sem colunas também não resiste e cai, mesmo tendo uma base sólida. Por isso JESUS sendo a rocha que da base a nossa vida devemos ‘’construir’’ as colunas que ele ergue para sustentar toda a estrutura que se apoia NELE.
E não duvidem irmãos e irmãs, satanás tenta ao máximo destruir uma delas que seja, já que não pode destruir a rocha que o venceu na cruz. Uma só coluna destruída é o suficiente para que toda a estrutura seja condenada.
Os pilares da nossa fé é justamente aquilo que temos de mais precioso dado por cristo a nós para que possamos nos manter firmes em seu caminho de obediência, não confundam com os 10 mandamentos de Deus, pois os mandamentos são o que nos mostram o que é o pecado revelando o caráter de Deus em cada mandamento. Porém faz parte de um dos 7 pilares da fé.
Estes são pilares que nos mostram doutrinas que norteiam todo o sistema de conhecimento bíblico direcionando a igreja de cristo, UM POVO, em quais ensinos mostram se vem de Deus ou não, ou seja, os pilares da fé são preceitos doutrinários que não permitem entrar ensinamentos errados misturados com venenos do engano usando o nome de Deus e de Jesus.
Em todo o relato bíblico temos basicamente duas posições, uma no antigo testamento sobre descrição profética da primeira vinda de Cristo, e no segundo testamento a descrição da vida de Cristo na terra e sua promessa em voltar para os buscar os salvos, em ambos os pontos houve o combate, primeiro dos profetas e depois de Cristo e seus apóstolos contra as falsas doutrinas que visavam afastar as pessoas da verdade, Jesus mostra em cada linha da bíblia como sendo sua biografia o que devemos saber e seguir para nos firmar nele, e nesses ensinamentos temos sete pontos que hoje e sempre receberão ataques de satanás em tentar muda-los de seu contexto, suprimindo, alterando, aumentando com interpretações, traduções, teologias etc, etc, etc
Nesta serie descreveremos com mais detalhes o que é, e pra que serve cada pilar da fé, nesse post nos limitaremos apenas em mostrar quais são:
1- 2.300 tardes e manhãs: essa profecia descrita no livro de Daniel no capitulo 8, descreve e aponta para um evento crucial que é o início do juízo investigativo e na mudança de cômodo do santuário celestial feito por Jesus Cristo abrindo uma porta no céu.
2- Santuário: o Santuário é o pilar que arremete nosso conhecimento da existência de um tabernáculo feito no céu, onde o sumo sacerdote Jesus intercede por nós pecadores diante de Deus o pai, assim como era no tabernáculo terrestre.
3- Mandamentos: ordenanças revelando o caráter de Deus a toda criatura, através dos mandamentos, saberemos o que é o pecado.
4- Três mensagens angélicas: que são avisos para o tempo final, o sustento para o nosso tempo, nelas temos todas as orientações do que aconteceu, acontece e vai acontecer para a história humana.
5- Justificação pela fé: mostra que somente pela fé em Jesus somos justificados perante o tribunal celestial, que nenhum ser humano pode ser ser limpo dos seus pecados a não ser por Cristo, não haverá obras que fazem diferenças no que somos, senão houver o sangue de cristo derramado.
6- Mortalidade da alma: assim como o primeiro engano dado a Eva no Éden quando diz “não morrerás “ Gen 3:4, satanás engana o mundo com o pensamento de que a alma é imortal, onde ao morrer vão direto para o céu, sem ressureição, e simplesmente, a bíblia nos mostra que os mortos de nada sabem.
7- Sábado: o selo de Deus que é o sinal de Deus com seu povo.
Que Deus seja com todos .....
Lembre-se! De graça recebeste, de graça, dai...então...
Comente, curta, COMPARTILHE!