A Verdade sobre o Fim

Apocalipse 2:1 e 2 – Carta a Éfeso

“Escreve ao anjo da igreja que está Éfeso: isto diz aquele que tem na sua direita as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro”. Apocalipse 2:1
Hoje iniciamos o estudo das cartas as igrejas.Particularmente o capítulo 2, com a carta a Éfeso.
Quando estudamos o livro de Apocalipse, já vimos aqui em outros estudos que nós estamos estudando em realidade as coisas que já aconteceram, as coisas que estão acontecendo e as coisas que vão acontecer, as coisas que brevemente devem ocorrer segundo diz a palavra de Deus.
O livro de Apocalipse todo então tem mais de uma aplicação.E hoje veremos na carta a Éfeso também pelo menos duas aplicações quanto ao que representa esta carta e a quem elas são destinadas.
“Escreve ao anjo da igreja que está Éfeso: isto diz aquele que tem na sua direita as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro.”
Quando se lê a carta por exemplo a Éfeso ou a carta a Laodiceia, Esmirna, enfim, temos duas formas primariamente de entendê-las; uma é quanto ao tempo em que ela foi escrita pra que saibamos não só o tempo em que foi escrita, mas também o tempo em que está ocorrendo o evento.
A carta é representada quando falamos em períodos, e o período dela é do ano por assim dizer 0 ou o tempo em que ela se inicia até o ano 100.
Este é o período da igreja de Éfeso mas nós também devemos entendê-la como uma condição.Como se disséssemos: carta aos que estão na condição efesiana ou carta aos que estão na condição Laodiceana, porque ela apresentam acima de tudo uma condição.
Se não considerarmos assim, ela estaria representada ou destinada apenas àqueles que viveram nessa época e nós sabemos que não é assim.
Ao mesmo tempo em que temos uma época em que ela ocorre, em que se está vivenciando isso tudo, nós também temos durante todas as eras aqueles que estão nessa condição.
E esta condição não está atrelada a um nome ou a uma uma instituição, muito embora hajam instituições eclesiásticas que se identificam em menor ou maior grau a cada uma delas.
Acima de tudo, cada um de nós como templo do Deus vivo, cada um de nós como uma igreja particular de Cristo podemos nos enquadrar nestas condições.
Esta condição pode sim representar de um modo geral um grupo de pessoas, uma igreja mais particularmente obviamente, mas repetimos que não está presa a uma instituição X ou Y.
Então, as cartas iniciam com a igreja de Éfeso, ou aos que estão na condição de Éfeso, e quem está dizendo aqui é aquele que se identifica como tendo na sua direita as sete estrelas.
As estrelas no Apocalipse conforme o capítulo1, versículo 20 é dito: “O mistério das sete estrelas, que viste na minha direita na minha destra e dos sete castiçais de ouro.
As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste são as sete igrejas.”Então encontramos aqui em primeiro lugar que quem está dizendo isso é aquele que tem na mão os anjos, os mensageiros; estas sete estrelas representam a plenitude dos mensageiros das igrejas: o ministro, o pastor e todos aqueles que transmitem as mensagens a igreja.
Aquele que tem na mão direita... a mão direita é a mão do favor, estão sob o meu favor, diz o Senhor, estão sob o meu cuidado, todos os ministros.
Mas o Senhor se identifica também como Aquele que anda no meio dos sete castiçais de ouro, ou dizer, aquele que anda no meio das igrejas, ou seja, quem está falando isso é uma testemunha fiel e verdadeira que conhece todas as igrejas e por isso tem condições de apresentar a condição em que está cada uma delas, porque é uma testemunha que sabe exatamente em que situação cada uma delas está.
Continua no próximo post.
Que Deus o abençoe.
Para ver este material em vídeo por favor acesse:
Lembre-se. De graça recebeste, de graça dai. Então:
Comente, curta, COMPARTILHE!
whatsapp